Recursos egergéticos-Consequências na utilização Combustíveis fósseis

A utilização excessiva dos recursos energéticos não renováveis tem como consequência a diminuição das reservas de combustíveis fósseis, e isto reflecte-se na economia mundial. O previsível esgotamento das jazidas gera um clima de incertezas quanto ao futuro das sociedades actuais. Os cientistas prevêem o esgotamento das jazidas de petróleo e gás natural para medos destes séculos, porém as do carvão poderão durar ainda mais algum tempo. Para além do esgotamento das reservas destes recursos, o seu impacte provocado pela sua utilização tanto no ambiente como na saúde pública cria situações muito preocupantes, vejamos:

 

Impacte ambiescombreiraental resultante da exploração de jazidas fósseis, como sabem o carvão é explorado no interior da terra, e como tal são acompanhados por resíduos resultantes da sua exploração (gangas), que vão sendo depositados no exterior a céu aberto constituindo assim as escombreiras, com as águas pluviais determinados elementos por lixiviação podem provocar a contaminação da água subterrânea (aquíferos), do solo, constituindo assim uma fonte de poluição ambiental

 

Além da poluição associada à forma de exploração dos combustíveis fósseis, o transporte dos hidrocarbonetos podem provocar a poluição aquática dos ecossistemas marinhos, em caso de acidente com os navios petroleiros, provocando assim desastres ecológicos muito graves (marés negras), provocando a morte a muitas espécies.

                              derrame                                                                     derrame3derrame2     

A combustão do carvão ou do petróleo provoca poluição atmosférica por aumento das emissões de gases de efeito de estufa e outros causadores de chuva ácida, com a consequente poluição dos solos.

chuvas_acidas

 

  Assim, as populações devem contribuir para a redução da utilização dos combustíveis fósseis, poupando energia. É necessário evitar as deslocações em transportes privativo motorizado, preferindo andar a pé ou de bicicleta e utilizar transportes públicos.

6 Respostas so far »

  1. 1

    ANA ISABEL FILIPA said,

    muito bom!!!!
    LOL
    (:

  2. 2

    eu gostei desse estudos que você feis

  3. 4

    Erica said,

    Como se utiliizam e exploram os hidrocarbonetos?

    QERIA A RESPOSTA AINDA HOJE SE POSSIVEL


Comment RSS · TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: