Recursos Naturais

recursos_naturais

 

Os recursos naturais são formas de energia ou de matéria disponíveis na terra e que podem ser utilizadas pela humanidade.

 

   De acordo com a sua natureza são classificados em :

 

→ Recursos minerais

 

→ Recursos energéticos

 

→ Recursos hídricos

 

→ Recursos Biológicos

 

 

 

 

 

 

De acordo com a sua velocidade de renovação são classificados em:

 

·       Recursos renováveis – são todos aqueles usados quase infinitivamente,  quando explorados de forma sustentável, temos como bom exemplo destes recursos os recursos hídricos, energia solar, energia eólica, energia das ondas , e recursos biológicos.

No entanto, estes também podem ser esgotados pelo homem passando a ser não renovável, pois passa a ter uma taxa de utilização superior à da sua renovação por processos naturais, é por exemplo o que sucede quando um solo fértil é levado ao esgotamento devido a agricultura intensiva ou quando determinada espécie é levada a extinção em virtude da sua caça intensiva.

 

·       Recursos não renováveissão todos aqueles que se esgotam num determinado período de tempo, pois a sua velocidade de renovação é muito lenta na ordem dos milhões de anos (ex: petróleo, gás natural e carvão, como iremos ver mais a frente J ).

Como sabes, O desenvolvimento industrial, a expansão dos transportes e o crescimento demográfico têm levado a um desgaste excessivo dos recursos naturais, o que pode pôr em causa a sobrevivência do Planeta, face à destruição de importantes fontes de energia e de matérias-primas, face a isso devemos geri-los de forma sustentável.

 

Desenvolvimento sustentável.

   Procura satisfazer as necessidades das populações actuais, sem comprometer a capacidade das gerações futuras satisfazerem as suas próprias necessidades.

   O conceito de desenvolvimento sustentável teve origem no relatório de Brundtland em 1987. Este relatório tem por base o princípio de que o ser humano devia gastar os recursos naturais de acordo com a capacidade de renovação desses recursos, para evitar o seu esgotamento. Então, para uma utilização sustentável dos recursos, é fundamental que cada indivíduo seja um consumidor responsável Cabe ao cidadão combater o desperdício para poupar recursos naturais a escala global. Cada indivíduo deve reflectir que, por exemplo, ao comprar móveis de teca em Portugal ou deitar fora os pauzinhos no final da refeição em Tóquio está a contribuir para a destruição da floresta na Indonésia ou no Brasil

2 Respostas so far »

  1. 1

    camila silva.S2 S2 said,

    valeu pelo recurso natural renovavel!fechei meu trabalho.

  2. 2

    abel said,

    valeu pelo recurso de trabalho


Comment RSS · TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: