Recursos energéticos-Exploração dos hidrocarbonetos

    Os geólogos fazem a prospecção de hidrocarbonetos utilizando diversas técnicas que incluem as sondagens. Assim, com uma tecnologia semelhante à usada para o conhecimento da estrutura interna da terra, estes técnicos avaliam a probabilidade de existir ou não petróleo numa determinada região. Para isso, analisam microscópicamente características como a permeabilidade e porosidade das rochas recolhidas na sondagem utilizando para o efeito um tipo de microscópio especial (fluorescência), isto para que? Como sabes, uma rocha armazém de petróleo é porosa e permeável logo, através da sua observação ao microscópio florescente pode ser detectada a sua presença na rocha. Por vezes, a presença de determinados microfósseis específicos é um excelente indicador da sua presença. Quando a presença de petróleo é confirmada, é feita uma avaliação da quantidade e da qualidade existente para calcular se esta justifica as despesas de exploração. A exploração dos hidrocarbonetos é feita por perfuração.

 Os hidrocarbonetos provenientes da perfuração marinha são transportados por via marítima, enquanto o dos poços de exploração terrestre, são transportados em gasodutos/pipelines para o reservatório, sendo posteriormente, conduzidos para as refinarias.

As refinarias são indústrias transformadoras de petróleo onde os hidrocarbonetos são decompostos em gasolina e outros produtos. Os produtos de refinação podem ser utilizados como combustíveis (gasóleo, gasolina), e como lubrificantes (óleos e parafinas). Observa a figura:

refinaria1

O desenvolvimento de outras indústrias associadas às refinarias – indústrias petroquímicas – levou ao aparecimento de numerosos produtos derivados de petróleo, como a borracha sintética, plásticos e insecticidas.

PSCalma, NÃO SE ASSUSTEM!!!!  Na imagem é só para terem um ideia de como se extraem os diversos produtos… não têm que saber nada referente as temperaturas….. Contudo, convém que fiquem com uma pequena ideia sobre a sua ordem de destilação…..🙂

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: