Recursos energéticos-energias renováveis(geotérmica)

   Energia geotérmica é a energia obtida a partir do calor proveniente da Terra, mais precisamente do seu interior (geo = terra; térmica = energia). Como sabem, abaixo da crosta terrestre há uma crosta líquida (astenosfera), que contém magma, sendo assim, a crosta terrestre flutua por cima desta, por vezes este magma chega a atingir a crosta em que vivemos, formando vulcões ou fendas terrestres. Os vulcões e as fontes termais são manifestações conhecidas dessa fonte de energia. O calor que dali sai pode ser usado por fontes directas (aquecimento de edifícios e estufas) ou para a produção de eletricidade em centrais geotérmicas. 

Devido a necessidade de se obter energia eléctrica de uma maneira mais limpa e em quantidades cada vez maiores, foi desenvolvido um modo de aproveitar esse calor para a geração de electricidade.

Assim, a geotermia consiste no aproveitamento de águas quentes e vapores para a produção de electricidade e calor.

Vejam o seguinte esquema:

geotermica1

 Os sistemas geotérmicos em desenvolvimento envolvem a tecnologia de bombas de calor com aproveitamento da energia geotérmica – bombas de calor geotérmicas. A captação da energia geotérmica é conseguida através de circuitos de tubagens enterradas. No Inverno, o calor da Terra é libertado no espaço a aquecer. Na estação quente dá-se o processo inverso, sendo o excesso de calor do espaço a arrefecer transferido para o solo. ( Não têm que saber isto…… 🙂 )

 

 

 Então quais as vantagens e inconvenientes?

tabela_

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: