Preservação e conservação da natureza e da Biodiversidade-Parque Natural

Área destinada a protecção da flora e fauna. Temos como exemplo a Reserva Natural da Lagoa do Fogo e a Reserva Natural da Berlenga, que é um excelente lugar de refúgio de aves marinhas e o único da Península Ibérica.

Esta devido ao seu distanciamento do continente apresente fauna e flora peculiares, em que a primeira e essencialmente constituída por vegetação herbácea e arbustiva pois as árvores têm dificuldade em se instalarem devido aos ventos fortes existentes que transportam sal e a  falta de solo, e a segunda, apresenta uma variada quantidade de espécies de répteis e mamíferos que devido ao seu isolamento se tornaram diferentes dos seus congéneres do continente (no caso do sardão-da-berlenga), ou se tornaram dominantes, como é o caso do rato-preto, que escapou a competição pelo alimento com a ratazana dos esgotos existentes no continente.

Curiosidade…..

   O arquipélago da Berlenga, formação granítica muito antiga, dista cerca de 15 Km do continente, e é constituído por três grupos de ilhéus: a Berlenga Grande e seus recifes, as Estelas e os Farilhões. Os 985 hectares submersos da Reserva Natural da Berlenga, são águas extremamente ricas do ponto de vista biológico. O arquipélago é também um dos locais mais importantes de nidificação de aves da Península Ibérica. O airo, símbolo da Reserva Natural da Berlenga, é uma das espécies mais ameaçadas da nossa fauna. A ilha da Berlenga, está dividida em Reserva Integral, Reserva Parcial e Área de Recreio. Existe ainda um Trilho de Natureza que é útil percorrer para conhecer a ilha.

belengas1 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: