Recursos energéticos-energias renováveis(hidrogénio)

 

Desde o início do século XIX, os cientistas identificaram o hidrogênio como uma fonte potencial de combustível. O hidrogénio é o mais simples e mais comum elemento do universo. Contudo o hidrogénio existente na superfície terrestre encontra-se  ligado em compostos orgânicos e na água (70%).  É necessário então proceder a quebra destas ligações na água permitindo assim produzir hidrogénio e então utiliza-lo como combustível.

 

 

 hydrogen_cycle1                                                                              O processo através do qual se faz esta quebra é designado por eletrólise, onde os elementos da água, o hidrogênio e o oxigênio, são separados pela passagem de uma corrente elétrica. A adição de um eletrólito como um sal aumenta a condutividade da água e melhora a eficiência do processo. A carga elétrica quebra a ligação química entre os átomos de hidrogênio e o de oxigênio e separa os componentes atômicos, criando partículas carregadas (íons). Os íons se formam em dois pólos: o anodo, polarizado positivamente, e o catodo, polarizado negativamente. O hidrogênio se concentra no cátodo e o anodo atrai o oxigênio.

(NÃO TÊM QUE SABER ISTO!!!!!) 🙂

 

 

Existem alguns veículos que são movidos a hidrogénio. As pilhas de combústível são sistemas electroquímicos que convertem a energia resultante da reacção química do hidrogénio com o oxigénio directamente em energia eléctrica, libertando para a atmosfera vapor de água. Observem a segunte figura:

autocarro-em-hidrogenio

 Na realidade……🙂

 bus_porto1

 

 

 

 

 

 

 

Vejam o seguinte vídeo……

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: