Sucessão ecológica

Como vimos na aula, os ecossistemas são dinâmicos e em constante alteração devido as mudanças  físico – químicas do meio ambiente. As sucessões ecológicas, representam o conjunto de mudanças ordenadas pelas quais se passa de uma determinada comunidade biológica, até esta atingir o equilíbrio com o meio.  

Vejamos o seguinte vídeo:

Por outras palavras, podemos dizer que determinados seres vivos designados por espécies pioneiras, (conjunto, comunidade pioneira) mudam lentamente as condições do meio, permitindo assim que se instalem outras comunidades cada vez mais complexas designas por comunidade climax.

 

Então podemos definir:

·         Comunidade pioneira – Como uma comunidade constituída por espécies simples que vai sendo substituída por uma série de comunidades cada vez mais complexas – comunidades serais ou intermédias

·         Comunidade climax – Como sendo uma comunidade complexa em equilíbrio com o meio ambiente, sendo a última a instalar-se num determinado local.

 

Contudo, mesmo quando as comunidades são estáveis com o meio e equilibradas, encontram-se em equilíbrio dinâmico, pois ocorre uma entrada e saída de espécies num determinado ecossistema.

 

 

Assim, a evolução do ecossistema desde a comunidade pioneira até se atingir a comunidade clímax é denominado por sucessão ecológica.

 

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: