Recursos biológicos-importância da sustentabilidade

A produção e o consumo desregrados de recursos biológicos têm consequências negativas para os ecossistemas e também para as populações humana, como a destruição de habitats, a poluição e a extinção de espécies.

 

Um exemplo da destruição de habitats na floresta tropical é a desflorestação causada pelo abate de árvores para o comércio de madeira exótica e para obtenção de terrenos de pastagens e campos de cultivo. Em Portugal, a substituição da floresta por monoculturas de pinheiros e eucaliptos, além aumentar a ocorrência de incêndios florestais, tem provocado a diminuição da biodiversidade.

 

Um exemplo de poluição devida a agro-pecuária intensiva é a poluição da água e dos solos, quer por excesso de agroquímicos intensiva é a poluição da água e dos solos, quer por excesso de agroquímicos quer por lançamento dos excrementos (fezes) dos animais.

 

Um exemplo de extinção de espécies é o excesso de pesca. Apesar de podermos considerar o mar como uma fonte inesgotável de recursos alimentares, verifica-se anualmente a diminuição dos produtos de pesca em zonas antes ricamente povoadas. Este facto deve-se à sobreexploração – exploração não sustentável dos recursos marinhos, provocando a sua diminuição rápida, que poderá levar a extinção de algumas espécies.

 

Se cada cidadão produzir e consumir os recursos biológicos de uma forma mais inteligente, estes podem ser explorados de modo a que não se esgotem. A exploração sustentável dos recursos provoca menos poluição evita destruir a natureza.

contribuam para a melhoria da natureza…….🙂

ambiente1

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: