Fluxo de enegia nos ecossistemas

* O fluxo de energia, partindo do sol atinge todos os níveis tróficos de um ecossistema. Como sabem, a luz solar é captada pelas algas e plantas que a utilizam na fotossíntese, abastecendo assim de energia todos os seres vivos existentes nos ecossistemas.
* Também como foi dito na última aula, e se bem se lembram, tanto as plantas como as algas convertem a energia luminosa em energia química que fica armazenada nas moléculas orgânicas – matéria orgânica. Assim, os consumidores primários ao comerem seres fotossintéticos (produtores), aproveitam a energia contida nas moléculas orgânicas e os consumidores secundários que comem os primários recebem das moléculas ingeridas toda a energia, tornando a transferência de energia na cadeia alimentar unidirecional e acíclica pois o fluxo de energia segue sempre um determinado trajecto:
produtores → consumidores → decompositores

* Nos ecossistemas, a quantidade de energia disponível diminui à medida que vai sendo transferida de um nível trófico para outro. Pois cada componente da cadeia alimentar gasta a energia contida nos alimentos através:
→ respiração celular (Cerca de 33%)
→ fezes (cerca de 5o%)
→ crescimento (17%
* Portanto, cada nível trófico transfere para o seguinte somente uma mínima parcela da energia que adquiriu (calcula-se que apenas só 10% da energia é que é transferida). Podemos assim dizer, que o fluxo de energia numa cadeia alimentar é decrescente por este motivo é que as cadeias alimentares geralmente, não têm mais de que cinco níveis tróficos, pois como já vimos a energia vai diminuindo até chegar ao último nível trófico (observe a seguinte figura)

O que deves reter nesta aula:

1) O fluxo de energia é unidireccional e acíclico;
2) A enrgia solar é transformada pelas plantas em energia química;
3) A energia passa para os outros organismos atráves da alimentação;
4) Na passagem de um nível trófico para outro nível trófico a energia vai diminuindo, pois é gasta através da respiração celular, fezes do indivíduo e no seu crescimento.

1 Response so far »


Comment RSS · TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: