Matriz.CN 8º (A,C,F)

Competências:

 

Recursos Energéticos, hídricos e biológicos

 

1 – Distinguir recursos naturais renováveis de recursos não renováveis;

2 – Reconhecer a importância dos recursos energéticos, hídricos e biológicos para a evolução do homem e da sociedade;

3 – Interpretar gráficos;

4 – Reconhecer a génese da energia dos carvões e hidrocarbonetos;

5 – Conhecer a génese dos carvões dos hidrocarbonetos;

6 – Conhecer as características dos carvões;

7 – Conhecer como se procede a exploração dos hidrocarbonetos,

8 – Reconhecer as consequências na utilização dos combustíveis fósseis;

9 – Reconhecer outros tipos de energias, e a importância da utilização de energias alterntivas;

10 – Conhecer a distribuição da água no planeta terra;

11 – Tomar consciência da importância da água para os seres vivos;

11 – Reconhecer as diferentes actividades humanas que causam o elevado água;

12 – Reconhecer a necessidade de promover comportamentos que visem a redução do consumo de água;

13 – Reconhecer os efeitos negativos das actividades humanas na qualidade da água;

14 – Distinguir os diferentes tipos de águas;

15 – Reconhecer a importância da conservação dos recursos biológicos

16 – Compreender a importância da gestão sustentável dos recursos.

 

Conceitos:                 

Recursos energéticos;                          Energia geotérmica

Combustíveis fósseis;                          Energia hidrogénio

Acumulação;                                       Energia hidroeléctrica

Autoctone;                                          Energia Biomassa

Aloctone;                                            Energia das marés

Meios anaeróbios,                                Pelamis

Incarbonização;                                   Recursos hidricos

Pressão;                                             Agricultura

Temperatura;                                       Indústria

Turfa;                                                 irrigação por gotejamento

Lignite;                                               água potávell

Carvão betuminoso;                             Stress hidrico

Antracite;                                            Recursos biológicos

Refinarias;                                          pecuaria

Gasodutos;                                         Bovinicultoras

Piperlines;                                           Suiniculturas

Indústrias petroquímicas;                      Aquacultura

Poluição;                                             Piscicultura

Energia nuclear;                                   Sobreexploração

Energia eólica;                                     habitats

Energia Solar;                                      Biodiversidade

 

 

Já sabem que qualquer dúvida que surja para o teste, podem contar comigo pelas seguintes formas:

 

Sala de Estudo/Aulas de ApoioA decorrer no horário já divulgado (embora não apareçam!!!!!!!)

Blogue

5 Respostas so far »

  1. 1

    Lara said,

    Ok setor eu amnha vou ter condigo á sala de estudo..

    😉

    • 2

      filipedebarros said,

      Olá Lara,

      amanhã estarei na escola a partir das 10h. Quando lá chegar peça a funcionária para me ir chamar à sala dos professores.

      Continuação de bom estudo e até amnhã. 😉

      prof. Filipe de Barros

  2. 3

    Lara said,

    ò setor n precebi o k é para explicar/Dizer na 4 e na 5 …

    😛

    • 4

      filipedebarros said,

      Olá Lara, a 4 e 5 são muito parecidas, para não dizer iguais…. 🙂

      Então, tem que saber quais são as fases de génese da formação dos carvões (1º Acumulação de restos vegetais, 2º Incarbonização e dizer o que ocorre nesta última que é a fase mais importante na evolução dos carvões!)

      Se conseguir, amanha vá ter comigo a sala de estudo entre as 1145min até as 12h30min. Ou então podemos marcar um horário que lhe de jeito!
      Bom estudo 😉

  3. 5

    Andreia Gonçalves said,

    2 – Reconhecer a importância dos recursos energéticos, hídricos e biológicos para a evolução do homem e da sociedade (?)

    O que é para dizer aqui ?

    ——————————————————————————–


Comment RSS · TrackBack URI

Deixe uma resposta para filipedebarros Cancelar resposta