Competências:
Recursos Energéticos, hídricos e biológicos
1 – Distinguir recursos naturais renováveis de recursos não renováveis;
2 – Reconhecer a importância dos recursos energéticos, hídricos e biológicos para a evolução do homem e da sociedade;
3 – Interpretar gráficos;
4 – Reconhecer a génese da energia dos carvões e hidrocarbonetos;
5 – Conhecer a génese dos carvões dos hidrocarbonetos;
6 – Conhecer as características dos carvões;
7 – Conhecer como se procede a exploração dos hidrocarbonetos,
8 – Reconhecer as consequências na utilização dos combustíveis fósseis;
9 – Reconhecer outros tipos de energias, e a importância da utilização de energias alterntivas;
10 – Conhecer a distribuição da água no planeta terra;
11 – Tomar consciência da importância da água para os seres vivos;
11 – Reconhecer as diferentes actividades humanas que causam o elevado água;
12 – Reconhecer a necessidade de promover comportamentos que visem a redução do consumo de água;
13 – Reconhecer os efeitos negativos das actividades humanas na qualidade da água;
14 – Distinguir os diferentes tipos de águas;
15 – Reconhecer a importância da conservação dos recursos biológicos
16 – Compreender a importância da gestão sustentável dos recursos.
Conceitos:
Recursos energéticos; Energia geotérmica
Combustíveis fósseis; Energia hidrogénio
Acumulação; Energia hidroeléctrica
Autoctone; Energia Biomassa
Aloctone; Energia das marés
Meios anaeróbios, Pelamis
Incarbonização; Recursos hidricos
Pressão; Agricultura
Temperatura; Indústria
Turfa; irrigação por gotejamento
Lignite; água potávell
Carvão betuminoso; Stress hidrico
Antracite; Recursos biológicos
Refinarias; pecuaria
Gasodutos; Bovinicultoras
Piperlines; Suiniculturas
Indústrias petroquímicas; Aquacultura
Poluição; Piscicultura
Energia nuclear; Sobreexploração
Energia eólica; habitats
Energia Solar; Biodiversidade
Já sabem que qualquer dúvida que surja para o teste, podem contar comigo pelas seguintes formas:
Sala de Estudo/Aulas de Apoio – A decorrer no horário já divulgado (embora não apareçam!!!!!!!)
Blogue
Lara said,
13 de Maio de 2009 @ 21:33
Ok setor eu amnha vou ter condigo á sala de estudo..
😉
filipedebarros said,
13 de Maio de 2009 @ 22:23
Olá Lara,
amanhã estarei na escola a partir das 10h. Quando lá chegar peça a funcionária para me ir chamar à sala dos professores.
Continuação de bom estudo e até amnhã. 😉
prof. Filipe de Barros
Lara said,
12 de Maio de 2009 @ 19:58
ò setor n precebi o k é para explicar/Dizer na 4 e na 5 …
😛
filipedebarros said,
13 de Maio de 2009 @ 1:14
Olá Lara, a 4 e 5 são muito parecidas, para não dizer iguais…. 🙂
Então, tem que saber quais são as fases de génese da formação dos carvões (1º Acumulação de restos vegetais, 2º Incarbonização e dizer o que ocorre nesta última que é a fase mais importante na evolução dos carvões!)
Se conseguir, amanha vá ter comigo a sala de estudo entre as 1145min até as 12h30min. Ou então podemos marcar um horário que lhe de jeito!
Bom estudo 😉
Andreia Gonçalves said,
10 de Maio de 2009 @ 19:30
2 – Reconhecer a importância dos recursos energéticos, hídricos e biológicos para a evolução do homem e da sociedade (?)
O que é para dizer aqui ?
——————————————————————————–