Riscos da inovações científicas e tecnológicas para o indivíduo, a sociedade e o ambiente: A ciência e tecnologia

A ciência é uma actividade humana que, a cada momento, procura dar uma resposta lógica e original face a um determinado problema. Por isso, a formulação de novos problemas impulsiona o avanço da ciência. Mas, como em qualquer outra actividade, a ciência é feita por pessoas diferentes umas das outras, em instituições como as universidades, institutos de investigação ou as empresas, e, cada um destes casos, a investigação científica pode ser orientado com diferentes objectivos.

 Em geral, os cientistas partem de problemas que podem ou não ter uma aplicação concreta. Consoante a instituição para a qual trabalham, podem, então, orientar as suas investigações, para que os resultados venham a ter uma determinada aplicabilidade.

 Quando uma determinada descoberta científica tem uma aplicação prática, ela é aproveitada para o desenvolvimento tecnológico. Assim, torna-se evidente que o desenvolvimento tecnológico está intimamente relacionado com o desenvolvimento científico.  Hoje em dia, a troca de informação entre estes dois domínios é muito intensa, o que tem levado a avanços tecnológicos impressionantes. De entre estes avanços podemos destacar:

→ Conquista do espaço

→ Gestão sustentável do ambiente

→ engenharia genética

 Como estudado no ano anterior, a conquista do espaço tem possibilitado aos cientistas conhecer cada vez melhor, quer o planeta terra, quer os outros planetas do sistema solar.

 Na procura de uma gestão sustentável do ambiente, os cientistas têm investigado a possibilidade de utilização de energias renováveis, têm recomendado o uso da gasolina sem chumbo e têm-se dedicado ao desenvolvimento de técnicas agrícolas que minimizem impactos ambientais e pesquisa de espécies que despoluam solos poluídos.

A planta do género Callitriche absorve grande quantidade de urânio armazenando-os nos seus tecidos,  servindo assim, para remover resíduos provenientes da indústria mineira…..

cali

O recurso à engenharia genética é encarado como a resolução de muitos dos problemas contemporâneos da humanidade. Por exemplo, em áreas tão distintas como sejam os problemas da fome, a engenharia pode dar soluções muito práticas. Nesta área têm-se desenvolvido técnicas como a inseminação artificial, a clonagem e a produção de organismos geneticamente modificados.

O milho transgénico contém um gene que o torna resistente aos insectos…

milho

De todas as áreas de inovação científica, a engenharia genética é, talvez, a mais polémica, pois a maioria das opções que ofereçe envolve desafios éticos.

Como já reparamos o progresso científica acarrata consigo grandes benefícios. No entanto, tráz consigo poluição (libertação para a atmosfera de poluentes nocivos provenientes das actividades humanas), com as novas doenças associadas.

As inovações científicas e tecnológicas não são boas ou más para a humanidade, o uso que lhe damos é que pode ser útil ou prejudicial. Assim, a tecnologia tem contribuido para a destruição da natureza, mas também contribui, e pode contribuir muito mais, para reparar e prevenir danos causados.

About these ads

7 Respostas so far »

  1. 1

    anonimo said,

    Também acho , mas ja é alguma ajuda para algum trabalho! Obrigada

  2. 2

    betania said,

    associedade brasileira poderia ter a mente mais aberta para as inovaçoes do tempo em que vivemos….

  3. 3

    francieli said,

    Naum me ajudo em nada….Aff’s

  4. 4

    irenegonçalves said,

    http://www.oei.es/revistactsi/numero7/articulo02b.htm , tem bastante informaçao sobre esse tema ! espero ter ajudado ….

  5. 5

    anonimo said,

    mas nao ta mal

  6. 6

    anonimo said,

    tb concordo k podia ter mais alguma informaçao

  7. 7

    anonimo said,

    isto podia ter mais informações


Comment RSS · TrackBack URI

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: