Recursos hídricos-distribuição da água no planeta

 Os recursos hídricos incluem o conjunto das águas superficiais e das águas subterrâneas utilizadas pelas populações quer para beber quer para as diversas actividades humanas.

A água é como sabe, é indispensável à vida e foi nela que, há cerca de 3800 milhões de anos, surgiram os primeiros seres vivos do nosso planeta. É também do seu conhecimento que a terra é conhecida por planta azul, porque 2/3 da sua superfície estão cobertos por água.

 No entanto, apesar de este recurso existir em abundante quantidade, a sua distribuição é irregular e apenas uma pequeníssima percentagem dessa água se encontra disponível para o homem e restantes organismos que vivem nos ambientes terrestres.

 Vejamos o seguinte esquema:

 

agua-no-planeta

→ O bloco da esquerda mostra que cerca de 97% de toda a água existente está nos oceanos.

→ O bloco do meio representa os restantes 3%. Dessa porção 77% está retida nos glaciares e icebergs, não sendo directamente aproveitável e 22% constituem a água subterrânea (aquíferos), que, por vezes, se localiza a grandes profundidades, o que impede ou dificulta a sua captação, assim apenas uma reduzida percentagem de água (1%) se encontra nos rios, lagos e solo, podendo ser aproveitada pelo homem

→ A distribuição do restante 1% está representada no bloco da direita. Dessa porção 61% corresponde a lagos, 39% distribui-se pela atmosfera e solos e <0,4% aos rios

Se excluirmos as reservas de gelo das calotes polares e glaciares, a água doce utilizável representa apenas 0.6% da água do nosso planeta, que se reparte desigualmente pelas diversas regiões continentais. Destes 0,6% de água doce utilizável, 97% correspondem a águas subterrâneas (aquíferos), representando os rios e os lagos uma percentagem muito pequena.

 

Como também sabe, a água doce existente a superfície terrestre está dependente da precipitação e encontra-se desigualmente distribuída, havendo zonas do planeta onde ela ocorre em quantidade significativa e outras bastante áridas, onde ela escasseia. Este facto, como já aprendeu condiciona, por exemplo a distribuição dos seres vivos e também as suas características morfológicas. Recorrendo ao caso do nosso país, verifica-se, por exemplo um grande contrate entre regiões do norte, que são mais húmidas e irrigadas por diversos rios e seus afluentes, e as do sul, em que isso não se verifica.

vejam o seguinte vídeo….. :)

 

About these ads

1 Response so far »

  1. 1

    heloisa said,

    nao da pra ver nao gostei


Comment RSS · TrackBack URI

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: